domingo, 2 de junho de 2013

Constipação intestinal do bebê

Olá pessoal, decidi dividir um pouco a minha experiência sobre constipação com a minha bebê, desde que  introduzi os alimentos sólidos ela apresentou dificuldades para evacuar, não chegando a uma constipação mas foi o suficiente para causar desconforto na hora de fazer cocô. Procurei a pediatra dela e ela me passou as seguintes dicas:


Existem muitas causas para que o seu bebê possa estar constipado, uma delas e a mais comum é a introdução de comida sólida.

Bebes amamentados no peito tendem a ficar constipados quando introduzimos as primeiras papinhas, isso acontece poque o estômago deles é muito pequenininho, e estava acostumado ao leite materno que é muito fácil digerir, e agora com a introdução de alimentos sólidos é normal que possa vir a ter constipação na fase de adaptação.

Dicas para amenizar a constipação:

Evite bananas, purê de maçã, cereis como Mucilom entre outros, batata branca e macarrão este tipo de alimento pode estar contribuindo para a constipação do seu pequeno. Troque os alimentos por uma dieta rica em fibras como por exemplo: Pêra, pêssego, Ervilha, ameixas, espinafre. 

Sucos de maçã e ameixa, sei que vc deve estar se perguntando qual é a diferença entre o suco de maçã e o pure certo? Pois então aparentemente o suco tem mais açúcares, pectina e líquido do que no purê, e estas substâncias são fundamentais para o funcionamento do intestino. 

Massagens, exercicios tipo bicicleta e um banho morno ajudam no desconforto e tambem com o funcionamento do intestino.

***Lembre-se de discutir quaisquer problemas sobre alimentação e constipação com o seu pediatra. 


Causas de Constipação no Bebê:

1. Alimentação Inadequada.

- Ausência de aleitamento ao seio.

- Uso do leite artificial, quando necessário, fora das concentrações recomendadas pelo pediatra ou fabricante.

- Adição de "engrossantes" ao leite artificial.

2. Inibição do reflexo da evacuação.

- Hábito de "segurar" a evacuação. As fezes endurecidas causam dor, havendo então a inibição do esforço defecatório. Aos poucos estas fezes se acomodam na ampola retal, e assim a "vontade passa". Depois de algumas horas tudo recomeça, levando a um círculo vicioso com o endurecimento e compactação das fezes acumuladas. 

- Assaduras, podem em alguns casos também levar a inibição deste reflexo, pela dor que acarretam durante a defecação.

3. Pouca atividade física.

- A falta de atividade física (andar, correr), pela imaturidade do sistema locomotor, leva a diminuição dos movimentos intestinais, o que diminui em muito o reflexo da evacuação.

4. Confusão entre constipação e freqüência.

- Muitas vezes, crianças amamentadas exclusivamente ao seio têm o hábito intestinal, por exemplo, a cada três dias. Como o leite materno é o único alimento natural, exclusivamente feito para o bebê, sendo que somente eles se beneficiam de seu uso, não há muito resíduo alimentar para ser eliminado como fezes. Então é normal um bebê alimentado ao seio ficar alguns dias sem evacuar, e não se sentir mal por isso (quem acaba sofrendo somos nós, pais e avós, até eles evacuarem...). O mesmo não acontece com os leites artificiais, que por produzirem mais resíduos, sofrem fermentação pelas bactérias da flora intestinal, levando a produção de gases. Este processo gera a tão temida e indesejável cólica, se a eliminação das fezes não for diária.

5. Outras Causas de Constipação.

- Estresse, nervosismo, ansiedade, ou seja, fatores emocionais.



Cuidados Gerais:



- Amamentar ao seio.
- Respeitar o horário de amamentação, buscando sempre uma periodicidade. (2 em 2, 3 em 3 horas.) 
- A mãe que amamenta deve beber boa quantidade de líquidos diariamente. (cerca de 4 litros).
- Brinque, cante, procure tornar o ambiente do bebê muito tranqüilo.
- Sejam minuciosos na higiene, tratando possíveis afecções anorretais, tais como fissuras e assaduras, que aumentariam as dificuldades de evacuação.
- Não use laxantes ou supositórios sem o conhecimento do pediatra, e não vá atrás de curiosos!
- Após a introdução de frutas, optar pelas ricas em fibras, por serem laxantes naturais.


Obs: Medicamentos, somente com indicação médica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário