Todo mundo já sabe que a melhor alimentação a ser ofertada ao bebê no início de sua vida é o leite materno. Mas as preocupações, as dúvidas e os erros surgem quando se começa a oferecer outros alimentos à criança. Pela praticidade, muitos pais optam por algum produto industrializado, cujo preparo consiste em apenas adicionar um pouco de água a ele ou cozinhá-lo rapidamente para que fique pronto. Porém essa prática é bastante condenável. Muitas pessoas não sabem, mas os alimentos industrializados contêm, na sua formulação, aditivos que poderão desencadear, mais tarde, uma série de problemas à criança. São conservantes, acidulantes, espessantes, estabilizadores, aromatizantes, corantes, entre tantas outras substâncias.
Embora, hoje, a vida seja tão corrida, é muito importante para a saúde de um bebê que sua alimentação seja a mais natural possível.
O sódio é outro vilão da dieta que as crianças pequenas estão expostas quando consomem produtos industrializados. Ele é usado como conservante de alimentos enlatados ou está presente em substâncias como o ciclamato de sódio. A capacidade de filtração renal de bebês ainda é insuficiente para conseguir excretar todo o sódio que os produtos processados contêm. Assim, o risco de desenvolver, no decorrer da vida, insuficiência renal e hipertensão arterial aumenta bastante.
Não é dificil preparar comidinhas caseiras e naturais para o seu bebê. Em menos de uma hora na cozinha você pode preparar diversas papinhas suficientes para uma semana. Vou ensinar um metodo para congelar as papinhas muito pratico e barato. No decorrer deste mês vou postar também receitas de papinhas de fruta, legumes e verduras.
Primeiramente vamos falar da importancia da higienização dos alimentos a serem congelados, todas as frutas e legumes devem ser muito bem lavados em água corrente com uma escova macia destinada somente para a higienização dos mesmos, não podemos misturar a escova com produtos de lavar louça pois as frutas podem absorver o detergente usado podendo intoxicar o bebê.
Use água fervida para fazer as papinhas.
O Liquidificador deve ser desmontado e lavado antes de usar, eu gosto também de passar água fervendo para ter certeza que foi propriamente limpo.
Você vai precisar também de forminhas de gelo, então lave muito bem e passe água fervendo.
Depois destes passos, prepare a papinha desejada e deixe esfriar, depois de fria despeje nas forminhas de gelo, e coloque para congelar, assim que ja estiverem congeladas retire os cubinhos das forminhas, e separe em sacos para congelar alimentos que deve ser encontrado facil em qualquer supermercado. Retorne tudo ao congelador.
Para descongelar coloque o plastico em uma bacia com um pouco de água, a papinha deve descongelar em alguns minutos (5-10min).
Primeira receita:
Purê de maçã
Ingredientes:
4 maçãs bem lavadas em aguá corrente
2 copos de água
1 panela
Liquidificador higienizado (seguir instruções para higienização)
Saquinhos para congelar leite materno ou bandeijinha de gelo e saquinhos para armazenar comida congelada
Primeiro coloque os dois copos de água em uma panela de tamanho médio, em seguida descasque as maçãs especialmente se o seu bebê for novinho ainda, Bebês tem dificuldades de digerir as fibras da casca da maça podendo causar diarréia. No meu caso minha filha tem problemas com constipação então eu descasco 3 maçãs e deixo uma com a casca.
Corte as maças em cubos, tirando o miolo que contém as sementes. Colocque os cubos na panela com água e deixe ferver por aproximadamente 7 minutos.
deixe esfriar um pouco e coloque os cubos de maça no liquidificador, se o seu bebê for mais novinho e estiver iniciando a alimentação sólida, coloque com a maçã umas 3 colheres de sopa de água (use a mesma água que você ferveu as maçãs pois já contem nutrientes liberados pela maçã durante a fervura) desta maneira a papinha irá ter consistencia mais líquida facilitando a introdução do alimento para o bebê.
Depois de ter o purê já pronto no liquidificador, coloque o nas forminhas de gelo, ou em saquinhos para armazenar leite materno, que são os meus preferidos pois contém a quantidade que você esta dando ao bebê e também são mais faceis de descongelar. Coloque tudo no congelador.
*Se você estiver usando as forminhas de gelo, não deixe o alimento no congelador por muito tempo, assim que a papinha estiver congelada retire-a da forminha e separe em saquinhos proprios para congelar alimentos e coloqueas novamente protegidas no congelador.
Parabéns pelas dicas, estou amando.
ResponderExcluirObrigado Josiele, fico muito contente em saber que você gostou, toda a semana tento postar algo novo que aprendi. Um beijo!!!!
ExcluirBoa iniciativa, parabéns!
ResponderExcluirJá que vc entende do assunto, gostaria muito de criar um diário on line para meu bebê, o que sugere? Algo com muita privacidade!
Abraços!
Obrigado!!! desculpa a demora em responder, então eu não sou muito entendida neste negócio de blog ainda não, estou aprendendo usando mesmo, não sei muito sobre a privacidade mais acho que qdo vc vai abrir o blog, vc tem a opção de torna-lo público ou não... Eu acho legal a idéia de criar um diário pro seu bebe é muito lindo ver as historias que saem disso, uma colega minha escreveu até um livro da gravidez dela, ficou lindo!!! Vai em frente eu apoio!!! Beijos mil
Excluir